quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Aqui onde me vêem

Aqui onde me vêem
Ergo a minha fronte, altivo,
Sem me importar o desdém,
De nenhum credo sou cativo.
Aqui onde me vêem
Sinto-me alguém
Hoje é Natal,
Nasceu um Menino em Belém!
Pobrezinho, numas palhinhas deitado
Sem uma camisinha, apenas,
Pr’a se aquecer o coitado.
Aqui onde me vêem
Eu sou alguém,
Não me levem a mal,
Sem ser nenhum Deus
eu faço o Natal.
Sou filho dum homem
E pai de outros homens,
Simples plebeus.
Aqui onde me vêem,
Do alto da minha altivez,
Sinto-me alguém.
Pulso a pulso,
Passo a passo,
Caminho altivo,
Sem dever nada a ninguém.
Aqui onde me vêem,
Indiferente a rótulos
Ou perfis,
Vejo ricos, falsários
E alguns letrados,
Crianças sujas,
Velhos pedintes,
(os mal amados).
Eu esqueço a Bósnia,
esqueço Timor,
esqueço a fome, a guerra,
não me julguem mal,
só penso em brinquedos,
bolas coloridas,
um mundo de amor,
porque hoje é Natal.
E, amanhã,
Quando o meu sonho acabar?...
Caminharei altivo,
Com o meu perfil,
Mais vale torcer que quebrar!

Lisboa, 6 de Dezembro de 1994
Aqui onde me vêem

Aqui onde me vêem
Ergo a minha fronte, altivo,
Sem me importar o desdém,
De nenhum credo sou cativo.
Aqui onde me vêem
Sinto-me alguém
Hoje é Natal,
Nasceu um Menino em Belém!
Pobrezinho, numas palhinhas deitado
Sem uma camisinha, apenas,
Pr’a se aquecer o coitado.
Aqui onde me vêem
Eu sou alguém,
Não me levem a mal,
Sem ser nenhum Deus
eu faço o Natal.
Sou filho dum homem
E pai de outros homens,
Simples plebeus.
Aqui onde me vêem,
Do alto da minha altivez,
Sinto-me alguém.
Pulso a pulso,
Passo a passo,
Caminho altivo,
Sem dever nada a ninguém.
Aqui onde me vêem,
Indiferente a rótulos
Ou perfis,
Vejo ricos, falsários
E alguns letrados,
Crianças sujas,
Velhos pedintes,
(os mal amados). 
Eu esqueço a Bósnia,
esqueço Timor,
esqueço a fome, a guerra,
não me julguem mal,
só penso em brinquedos,
bolas coloridas,
um mundo de amor,
porque hoje é Natal.
E, amanhã,
Quando o meu sonho acabar?...
Caminharei altivo,
Com o meu perfil,
Mais vale torcer que quebrar!

                                      Lisboa, 6 de Dezembro de 1994

Sem comentários:

Enviar um comentário